Atividades
Um conjunto de estudos preliminares, tanto na área do couro, como nas áreas complementares – eletrónica, sistemas de processamento e simulação.
Na área dos materiais, está a ser avaliado o processo de curtimento, os métodos que são reconhecidos pela indústria automóvel, e foi analisada a bibliografia relacionada com a incorporação de materiais condutores. Foram definidas as condições de operação do couro, nomeadamente na sua aplicação num volante e em outras áreas do habitáculo.
Na área da aquisição e processamento dos sinais fisiológicos, foi realizada uma análise bibliográfica, que incluiu métodos de quantificação da qualidade do sinal que serão a base da implementação de um protótipo de aquisição com um andar de acondicionamento de sinal adaptativo.
Finalmente, na área da simulação, foi realizada uma análise do estado da arte nos simuladores.
A Atividade 2 especificou os requisitos e especificações técnicas a ter em consideração na construção dos protótipos e nos processos de curtimento.
Foi ainda realizado um levantamento da legislação e normas existentes do ramo automóvel, e especificados os use-cases representativos do projeto.
Investigação dos desenvolvimentos técnico-científico nas várias perspetivas do projeto:
- Nos materiais, as formulações de materiais condutores a incorporar no couro;
- Na eletrónica, o sistema de feedback para a aquisição adaptativa e medição simultânea do contacto;
- O processamento automático de sinal, o sistema de filtragem adaptativo e a arquitetura das redes neuronais que melhor se adequam à série estocástica em estudo;
- O simulador de condução, que permitirá incorporar os vários use-cases que servirão para validar o sistema, etapa onde serão detalhados os use-cases e formulado todo o story-board.
Desenvolvimento dos vários métodos estudados, que envolve a incorporação dos materiais condutores em etapas do processo de curtimento.
Serão implementados no simulador desenvolvido sistemas alternativos de medição da fadiga, incluindo uma camara Intel® RealSense™, que permite medir caraterísticas faciais, e a medição do ângulo do volante com uma unidade inercial. A criação do cockpit será realizada nesta atividade.
Realização dos testes laboratoriais e posteriores ensaios industriais das soluções desenvolvidas.
Os testes de desempenho irão incluir ensaios de simulação em várias geografias do país e com várias populações, de modo a permitir validar a capacidade de generalização do sistema.
Após a realização do primeiro conjunto representativo de ensaios, existe a possibilidade de otimização e refinamento das soluções encontradas para que possa ser realizado um novo ensaio com a mesma população. Será avaliado, de forma científica, todo o processo, e criados procedimentos que permitam a sua reprodutibilidade.
Gestão técnica e financeira do projeto e o acompanhamento do mesmo por parte da equipa científica (CTIC, IST, e Universidade de Aveiro), e da equipa técnica (CardioID e Couro Azul).
As duas equipas que constituem o consórcio serão as responsáveis pelo acompanhamento e gestão das tarefas, de acordo com a distribuição das mesmas.