o consórcio

CardioID
Av Dom Afonso
Henriques 1825,
4450-017 Matosinhos,
Portugal

Couro Azul
Ponte Do Peral,
Apartado 70, Gouxaria
2384-909 Alcanena,
Portugal

CTIC
Rua da Estiveira s/n
2380-184 Alcanena,
Portugal

IST
Av. Rovisco Pais 1,
1049-001 Lisboa
Portugal

Universidade
de Aveiro
Campus Universitário
de Santiago,
3810-193 Aveiro
Portugal

A CardioID Technologies, promotora-líder do projeto, é uma spin-off do Instituto Superior Técnico (Universidade de Lisboa), nascida da investigação em reconhecimento de padrões e métodos de aprendizagem de máquina aplicados ao estudo dos biosinais.
Das várias aplicações que a investigação do sinal eletrocardiográfico detém, a CardioID selecionou a indústria automóvel como estratégica, desenvolvendo produtos inovadores que nos aproximam de uma monitorização dos condutores menos intrusiva e mais compreensiva, e de sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS, do acrónimo em inglês) mais robustos.
A CardioID integra frequentemente parcerias nacionais e internacionais, de que são exemplo os projetos colaborativos em curso i DREAMS, VALU3S, Mobi, AUTOMOTIVE e, entre outros, o projeto CardioLeather.

A Couro Azul, copromotora e parceira industrial do projeto, é a mais moderna unidade industrial de curtumes em Portugal.
Essencialmente vocacionada para os setores automóvel e aeronáutico, e herdeira do know-how da anterior unidade industrial do Grupo Carvalhos – Curtumes do Lys -, foi especialmente concebida para a transformação de peles de bovino inteiras. A sua especialização no setor automóvel resulta de um continuado esforço tecnológico e comercial, e de um investimento em instalações, equipamentos, tecnologia e qualidade.
A Couro Azul pretende desenvolver o seu negócio de forma sustentada através de novos mercados mais exigentes e de grande capacidade. Para a prossecução deste objetivo a empresa elegeu duas prioridades – a Qualidade e a Inovação – como fatores dinâmicos de valorização dos seus produtos.

O Centro Tecnológico das Indústrias do Couro, copromotor e parceiro de investigação do projeto, é uma entidade do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, criada em 1994 com o objetivo de apoiar tecnicamente as indústrias do couro para que progressivamente se tornassem mais competitivas.
As principais motivações do CTIC são as seguintes:
- Apoiar o desenvolvimento sustentado do setor de curtumes;
- Apoiar a inovação e investigação neste setor;
- Apoiar a implementação de políticas industriais indutoras de melhorias de competitividade das empresas;
- Promover a qualificação dos quadros e responsáveis das empresas e a inserção de novos técnicos;
- Promover a melhoria da imagem do setor de curtumes;
- Contribuir para a melhoria das condições de trabalho nas fábricas de curtumes;
- Atuar em áreas ligadas à engenharia do produto.

O Instituto Superior Técnico (IST), copromotor e parceiro académico do projeto, é uma unidade orgânica da Universidade de Lisboa e foi pioneiro em Portugal na proteção da propriedade intelectual como forma de potenciar a sua valorização, sendo a entidade portuguesa com o maior número de patentes registadas.
O reconhecimento da qualidade dos centros de investigação do IST é também comprovado pelo número de estudos que lhes são encomendados pelo governo português em assuntos tão diversos como os transportes, a geofísica, a construção civil, tecnologias de informação, entre outros. Possui 29 Centros e Institutos, 7 Laboratórios Associados, 1302 Doutorados, 1828 Publicações científicas (ISI Web of Science), e 9 pedidos de patentes em curso.
Participa em diversas redes internacionais e programas de mobilidade.

A Universidade de Aveiro, copromotora e parceira académica do projeto, integra grupos especializados em materiais condutores e sensores flexíveis e transparentes, eletrónica têxtil, química orgânica, química analítica e tecnologia de polímeros.
O laboratório associado CICECO é referência nacional a nível da investigação em materiais. O centro de investigação encontra-se totalmente equipado para fazer face a necessidades de caraterização avançada, desenvolvimento tecnológico e engenharia.